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http://repositorio.unesc.net/handle/1/7888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bittencourt, Ricardo Luiz de | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Juliana Pereira | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T22:40:39Z | - |
dc.date.available | 2021-03-24T22:40:39Z | - |
dc.date.created | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/7888 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tempo presente está marcado por muitas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais que produzem efeitos nas escolas, universidades e na formação dos sujeitos que por ali passam. A presente pesquisa visa analisar quais as contribuições da experiência nos ateliês para a formação inicial de professores de Artes. Para elucidar o problema, o referencial teórico adotado apoia-se principalmente em autores como Gatti (2010), Nóvoa (2009), Tardif (2007), Chauí (2003), Loponte (2014) e Facco (2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou como procedimento metodológico o questionário e a análise de conteúdo inspirada nos pressupostos de Bardin (2016). As respostas obtidas nos questionários foram organizadas em três eixos: concepção de formação, docência em Artes, e os ateliês como espaço formativo do professor de Artes. A pesquisa documental (GIL, 2002) foi utilizada para a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Artes – Licenciatura. Tomou como premissa os conceitos de fazer artístico, de experiência, de formação e docência em artes, além de observar como são apresentados os ateliês como espaços formativos do professor de Artes Visuais. A pesquisa constatou por meio das respostas das formandas que a experiência no ateliê possui as suas especificidades, e esse espaço é descrito como um lugar de aquisição de conhecimento, ficando evidente o seu caráter formativo. Foi possível investigar o conceito de fazer artístico e a experiência no PPC do curso evidenciando a necessidade de definições destacando a importância de ambos para a formação. Ainda constatou-se a importância da formação cultural disponibilizada pela instituição. Discutiu-se também a importância da universidade, instituição formadora, e a sua contribuição para a formação cultural e refletiu sobre a construção da docência em Artes Visuais na contemporaneidade que precisa ser constantemente revisitada em seus diversos modos de constituir-se. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de arte | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ateliês de arte | pt_BR |
dc.title | Contribuições da experiência nos ateliês do Curso de Artes Visuais da UNESC para a formação inicial de professores de artes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Juliana Pereira Guimarães.pdf | Dissertação | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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