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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCechinel, André-
dc.contributor.authorMachado, Felipe-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T18:31:57Z-
dc.date.available2024-04-08T18:31:57Z-
dc.date.created2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/10762-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe-se a investigar o processo formativo de tatuadores de Criciúma/SC e região, por meio de entrevistas com artistas que estão iniciando na área e, também, alguns que já atuam há mais de quinze anos. Desse modo, o estudo apresenta a diferença na trajetória de profissionais que têm facilidade de acesso a informações e materiais, e, do outro lado, temos profissionais que iniciaram seu processo em um período no qual não existiam nem mesmo materiais descartáveis. Nesse percurso, surge a busca pela compreensão que esses profissionais têm acerca da dimensão artístico-criativo-formativa de sua prática, pois emerge o impasse que enfrentam a arte a educação e a formação humana, uma vez que a construção social e o processo de sujeito emancipado que constrói esses profissionais antecedem suas práticas artísticas, findando em suas elaborações de si, enquanto indivíduos singulares, que sustentam em suas produções, parte do seus ideais. À luz de autores como Agamben(2007, Ranciere(2009), Ferreira(2008-2018), Adorno e Horkheimer(1985), Matesco(2009) - entre outros - foram discutidos os vínculos entre arte, intransitividade e educação, associando os conceitos de tatuagem, identidade e corpo, podendo, assim, contextualizar o problema da relação entre tatuagem e formação. Caracterizada como pesquisa qualitativa, devido sua necessidade em manter-se atenta à observação de dados sistematicamente, valorizando o diálogo e busca por informações que não se encontram em quantidade. O trabalho também se desdobra em procedimentos que alcançam distintas práticas da modificação corporal, de modo que possa trazer à tona a discussão necessária para repensarmos o corpo e suas peculiaridades dentro da arte. A provocação para um olhar crítico e atento à formação humana dos tatuadores é parte da pesquisa, uma vez que dissociar valores estéticos e artísticos das produções em tatuagem pode ser uma fragilidade dessa linguagem, aproximando-a de uma prática artesanal. A referida pesquisa também se debruça para a compreensão que os entrevistados têm acerca dos vínculos da arte, intransitividade e educação, visando entender por onde anda a busca de conhecimentos e quais caminhos trilham quando pensam em sua formação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTatuagempt_BR
dc.subjectTatuadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCorpo humano – Aspectos simbólicospt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArte – Filosofiapt_BR
dc.subjectCorpo como suporte da artept_BR
dc.titleTatuagem e formação humana: a trajetória formativa de tatuadores de Criciúma e regiãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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