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Título: Design e tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral
Autor(es): Garcia, Kethleen Martins
Orientador(es): Fabre, Haron Cardoso
Palavras-chave: Tecnologia assistiva
Ergonomia
Acessibilidade
Design inclusivo
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O estudo apresenta o desenvolvimento de um produto com auxílio da tecnologia assistiva, voltado à inclusão de uma criança com paralisia cerebral. O curso de Design de Produto em parceria, com o centro especializado em reabilitação - CER da Unesc, realizam projetos para melhorar a acessibilidade e a autonomia das pessoas com deficiência. Neste sentido foi realizada a observação de uma criança com paralisia por dez dias. Apesar de existirem inovações de produtos na área da tecnologia assistiva, elas não atendem todas as necessidades, pois as crianças com paralisia sofrem severas restrições no desenvolvimento e na coordenação motora, que acabam refletindo nas suas atividades rotineiras. Essas crianças necessitam de ajuda integral para desenvolver as atividades do seu dia a dia. Em busca de uma solução para este problema da coordenação motora, o objetivo deste estudo é desenvolver um produto que permita que a criança tenha mais segurança, conforto, resistência e que favoreça a autonomia para as pessoas com paralisia cerebral. O produto teve inspiração nas peças utilizadas pela fisioterapia, onde foi criado um circuito com um apoio de cinco peças, onde as mesmas irão favorecer a autonomia ao usuário. Duas das peças tem o principal objetivo de equilibrar o usuário, e a outra em forma de trave é utilizada pelo usuário para jogar bola. Durante o projeto, aplicou-se a metodologia do Double Diamond, que define o processo de design em quatro etapas: pesquisa, conceituação, desenvolvimento e entrega, desenvolvendo um circuito permitindo que a criança tenha a liberdade de estar movimentando seus membros inferiores e superiores, de maneira lúdica. Ao final do projeto, vê-se que o produto trouxe melhoras no desenvolvimento dos estímulos visuais, táteis, auditivos e motores, fazendo com o que o usuário torne-se mais independentes e incluídos socialmente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9929
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