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http://repositorio.unesc.net/handle/1/9661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Roloff, Louise Miron | - |
dc.contributor.author | Machado, João Vitor Guerra | - |
dc.contributor.author | Martins, Simone Teixeira da Silva | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T23:17:17Z | - |
dc.date.available | 2023-04-04T23:17:17Z | - |
dc.date.created | 2022-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/9661 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Licenciado no Curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos assistimos a um enorme investimento em recursos tecnológicos na educação e no mundo. Portanto, este artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino sobre o teorema de Pitágoras com a utilização de uma metodologia diferenciada, a fim de favorecer a construção do conhecimento sobre o tema. Assim, averiguou-se a aprendizagem baseada em jogos digitais educativos para o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola do Extremo Sul Catarinense, sugerindo uma prática pedagógica que envolvesse essas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho tem como hipótese que a interação e a utilização de recursos digitais educativos colaborem para a aprendizagem mais efetiva dos estudantes do Ensino Fundamental. Para assegurar a questão, delimitou-se como objetivo, avaliar as contribuições dos jogos digitais como recurso avaliativo para o ensino do Teorema de Pitágoras na disciplina de Matemática. De tal modo, foi desenvolvido atividades digitais (jogos) em aplicativos com a utilização de tablets, intenção que torna a aprendizagem mais dinâmica. Por meio do desenvolvimento das atividades, foi possível observar que a utilização destes recursos é importante para promover maior compreensão dos alunos sobre o assunto, despertando a curiosidade e o interesse para aprender conteúdos matemáticos. Por fim, a pesquisa concluiu que a utilização dos jogos digitais é uma importante estratégia no ensino de matemática, onde, com ajuda de metodologias e demonstrações que envolvam a prática, torna a aprendizagem mais significativa e atraente, contribuindo com o ensino-aprendizagem do estudante. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Jogos digitais e o ensino: as contribuições para o componente curricular de matemática, aplicada ao 9° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (MAT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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