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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Luciano-
dc.contributor.authorMedeiros Junior, Gilmar Margoti De-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2021-05-05T22:46:00Z-
dc.date.available2021-05-05T22:46:00Z-
dc.date.created2018-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/8156-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractAparelhos como dispositivos móveis, mais conhecido como smartphones, vem popularizando-se a cada dia, tornando-se um objeto essencial, devido a sua praticidade e aos seus recursos avançadas. Devido a este grande consumo de smartphones, há também o aumento no desenvolvimento de aplicativos móveis, devido a maior interação com seus usuários, uma fonte de dados especifica ao público alvo, utilização de recursos gráficos e de interface proporcionando um uso mais ágil e agradável para o usuario. Além do crescimento dos smartphones e aplicativos móveis, há também, uma crescente demanda de veículos nas vias públicas, ocasionando congestionamentos e até mesmo acidentes de trânsito, devido a isto, os meios de transportes urbanos estão sendo vistos de outras formas, ganhando mais espaço entre a população. O uso dos aplicativos voltados para a mobilidade urbana vem difundindo-se e incentivando os usuários ao uso dos mesmos. Diante disto, foi desenvolvido um projeto, que consiste integrar as áreas de Ciência da Computação com Mobilidade urbana, a fim de utilizar os recursos internos do smartphone para a criação de um protótipo de aplicativo móvel na plataforma Android, que disponibilize a localização em tempo real de um ponto específico no mapa, por meio do GPS dos aparelhos móveis junto com a integração com a ferramenta Google Maps API. Também foi feito adaptações no mapa disponibilizado pela Google, como a criação de linhas e marcadores, referente as linhas de ônibus do transporte público da cidade de Criciúma, como também, horários, rotas e paradas. Para isso foi realizado estudos sobre mobilidade urbana, geolocalização, mapas, GPS, Google Maps API, geração de chave para utilização de APIs da Google, banco de dados SQlite em dispositivos móveis além do estudo das plataformas de desenvolvimento Android e utilização de ferramentas. Todos os testes do protótipo de aplicativo móvel foram feitos no smartphone Sansung Galaxy J5 PRO. Demonstrando desta forma que é possível trazer aos meios tecnológicos informações das mais variadas áreas existentes, a fim de disponibilizar ao usuário final, a praticidade do processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectAndroidpt_BR
dc.subjectSistema de posicionamento globalpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.titleImplementação de um protótipo de aplicativo móvel com a Integração com a ferramenta Google Maps e o componente GPS dos smartphones voltado ao auxílio no transporte público da cidade de Criciúmapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
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