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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Joni Marcio de-
dc.contributor.authorPereira, Eduarda Valim-
dc.contributor.otherHelal, Lucas Crescenti Abdalla Saad-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2021-02-25T23:54:01Z-
dc.date.available2021-02-25T23:54:01Z-
dc.date.created2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/7873-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Saúde Coletiva.pt_BR
dc.description.abstractExergames ou videogames ativos são plataformas digitais, com funcionalidade associada ao movimento corporal, que dialogam com a melhora dos níveis de atividade física, , estimulando o prazer pela prática e aderência. Deste modo, há a necessidade de um novo olhar sobre os videogames ativos – visando este método como ferramentas importantes para a diminuição do sedentarismo e estilo de vida mais ativo com melhor qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências disponíveis sobre a contribuição do exergame no IMC, nível de atividade física, controle glicêmico, pressão arterial e aptidão cardiorrespiratória de adolescentes. Para atender aos objetivos propostos, foi realizada uma revisão sistemática, reportada em concordância com as recomendações de escrita do PRISMA. A busca dos dados foi realizada sem restrição de idiomas, para artigos indexados nas seguintes bases de dados: MEDLINE/PubMed, Embase, Cochrane Library e Lilacs. O rastreamento foi realizado por dois revisores independentes e quando houve divergências nas decisões um terceiro revisor foi acionado para estabelecer o desacordo. A extração dos dados foi realizada de maneira análoga em uma planilha previamente testada e padronizada. A avaliação do risco de viés dos estudos incluídos foi realizada pela ferramenta RoB 1.0 em todos os seus domínios em duplicata de revisores. Inicialmente, 3.039 estudos foram encontrados, com 977 duplicatas, resultando em 2.062 estudos a serem rastreados. Foi realizada a leitura de títulos e resumos para a primeira etapa de exclusão, dos quais 36 artigos foram considerados potencialmente elegíveis e foram conduzidos à serem lidos na íntegra. Ao fim, foram incluídos 5 estudos nesta revisão sistemática. Os estudos abrangem um total de 526 adolescentes entre 10 e 19 anos. A plataforma mais utilizada no estudo foi o Nintendo Wii, seguido do PlayStation, Xbox 360 e Dance Dance Revolution. Os exergames expostos neste estudo foram: Mario e Sonic nas olimpíadas, Sports (Nintendo Wii), Just Dance e Dance central (Xbox 360), Dance Dance Revolution, Sport Champions, Move Fitness, Start the Party e Medieval Moves, Dance Star Party e Sorcery (PS3 e PSMOVE). Os valores de IMC com intervenção por exergames, foram alterados de alguma forma em todos estudos que avaliaram o desfecho. As variáveis relacionadas ao controle glicêmico e pressão arterial, não demonstraram valores significativos. Os índices de aptidão cardiorrespiratória obtiveram mudanças nos testes pré e pós e o grupo de intervenção por exergames demonstrou superioridade ao grupo controle (p<0,05) quando avaliados entre grupos. No geral os resultados indicaram que as intervenções por exergames foram eficazes na mudança do IMC, mas não possuem evidências sobre os desfechos cardiovasculares. Concluímos que o exergame pode ser uma estratégia de mudança de comportamento para adolescentes, pactuando com plano de ação da OMS, como uma abordagem sistêmica de interação adaptativa para atividade física, contribuindo para uma sociedade mais ativa, ambiente ativo de forma interna, levando em consideração as escolas e meios de saúde pública, cria-se um sistema ativo e por fim pessoas ativas por meio da promoção da atividade física e incorporando este método aos serviços de saúde e o programa de saúde na escola (Registro PROSPERO CRD42020181772).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescentes – Exercícios físicospt_BR
dc.subjectExergamespt_BR
dc.subjectÍndice de massa corporalpt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.titleFatores relacionados ao índice de massa corporal e riscos cardiovasculares com uso de exergames em: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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