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Título: Anticlericalismo nas músicas de Raul Seixas: as críticas religiosas em suas músicas anos 70 e 80
Autor(es): Lafuente, Fernando
Orientador(es): Alves, Ismael Gonçalves
Palavras-chave: Anticlericalismo
Raul Seixas – Crítica e interpretação
Música - Crítica e interpretação
Ditadura Civil Militar
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC
Resumo: Com o golpe civil militar de 1964, o Brasil foi governado por vinte e um anos por uma ditadura que só terminou em 1985, alguns opositores ao regime sofreram prisões, torturas, e exílio. Dessa forma os movimentos sociais, estudantis, os meios de comunicações, a classe cultural entre outros, foram reprimidos por se posicionarem contra o regime vigente brasileiro em que eram vistos como “comunistas” e tinham que serem eliminados segundo os militares que governavam o país. Nesse contexto a música foi uma arma de contestação contra a postura autoritária do governo em que algum artista musical se apropriava de suas músicas com intuito contestar a ditadura. Nesse clima político e social que vivia o Brasil, Raul Seixas usou de sua música, com intuito de contestar tanto a política da época e o conservadorismo religioso de algumas igrejas. O anticlericalismo sempre fez parte na carreira do artista, Raul Seixas tinha uma inteligência de através de suas canções expor suas idéias aos seus ouvintes. O baiano Raul Seixas passou por várias experiências nos seus mais de vinte anos de vida artística, desde músicas censuras, prisão e exílio por conta que o Brasil vivia em uma ditadura militar, envolvimento com ocultismo, e principalmente anticlericalismo que é o foco principal desse trabalho e suas críticas contra a religiosidade brasileira por conta do conservadorismo de alguns cristãos. O objetivo é analisar algumas músicas do artista musical na década de setenta a oitenta que utiliza as letras com intuito de contestar a intolerância religiosa de alguns religiosos que o cantor por toda a sua carreira artística foi criticado por setores de algumas igrejas por sua postura de rockeiro rebelde.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6108
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

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