Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Silemar Maria de Medeiros da | - |
dc.contributor.author | Molin, Mariana Marcello Dal | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-06-06T19:39:36Z | - |
dc.date.available | 2012-06-06T19:39:36Z | - |
dc.date.created | 2011-07 | - |
dc.date.issued | 2012-06-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/403 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se insere na linha de pesquisa de Processos e Poéticas do curso de Artes Visuais Bacharelado. De natureza aplicada, qualitativa, exploratória, bibliográfica e do ponto de vista dos procedimentos metodológicos envolve uma pesquisa de campo. Tem como problema de pesquisa: Como se dá o uso dos materiais alternativos na busca de soluções artística na perspectiva da identidade cultural da cidade? O objetivo se liga à criação artística a partir dos materiais alternativos encontrados no pólo industrial, especificamente, setor secundário que envolve confecções e cerâmicas, além do carvão que se faz referência também no crescimento da cidade de Criciúma – SC. Na história da arte encontro diferentes manifestações com o uso de materiais alternativos, desde a pré-história aos dias atuais, me deparando com um universo de material alternativo envolvendo diversas maneiras de criar. Com uma entrevista semiestruturada com a artista local Helen Rampinelli, percebo esse universo de materiais alternativos poeticamente usados e presente na sua produção. A cientificidade acontece a partir do referencial teórico, o qual contempla autores como Michael Archer (2001), Italo Calvino (1990), Anne Cauquelin (2005), Cacilda Costa (2004), Jorge Coli (2004), Georges Didi-Huberman (1998), Agnaldo Farias (1999), Fayga Ostrower (1987 e 1990), Graça Proença (2006), entre outros. A busca por materiais alternativos é itinerante, visando também o meio ambiente – ecologicamente falando – proporcionando a identidade cultural, ligada à arte e à vida. Unindo, aqui, algumas reflexões que se materializam enquanto pesquisa em arte, em uma produção artística que assume formas e é marcada pela memória, olhar, cultura, identidade, passado, presente. Uma poética que estreita a relação da cidade com o artista, com a arte e com outros olhares, olhares em construção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Materiais alternativos | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.title | Processo de criação e os materiais alternativos: um diálogo com a cidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Marcello Dal Molin.pdf | TCC | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.