Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCalderan, Odete Angelina-
dc.contributor.authorCunha, Diego da Silva da-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T22:26:32Z-
dc.date.available2014-05-07T22:26:32Z-
dc.date.created2013-12-
dc.date.issued2014-05-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/2212-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractA escrita encontrada nesse Trabalho de Conclusão de Curso dentre os assuntos tratados, procura abordar a presença dos professores-artistas no Curso de Artes Visuais (UNESC), ressaltando os reflexos na trajetória dos acadêmicos. Nesse viés, trago minha trajetória enquanto professor-artista, assegurando que ambas devem coabitar, visto que, embora realizada anteriormente, me debruço junto a minha produção artística Transborde, entremeio a um discurso poético de memórias reais ou ficcionais. Para elucidar estas e outras questões apresento como problemática da pesquisa: De que forma conduzir a sua própria produção artística como possibilidade de estudo ao elaborar e mediar conhecimentos abrangendo a contextualização e valorização da arte em sala de aula? Neste segmento, socializo uma experiência oficineira, “P R E N D E moria”, contando com a participação dos acadêmicos/colegas. Conjuntamente aos assuntos tratados procuro entender as equivalências e diferenças entre as habilitações bacharelado e licencitura do Curso e se influenciam ou não na formação do professor-artista. E na reta final da pesquisa promovo uma experiência expositiva no Espaço do Olhar dentro da instituição. Dialogo no decorrer das páginas com autores como Almeida (2009) ao refletir sobre professor-artista, Cauquelin (2005) com arte contemporânea e Salles (2009) quando faço referencia ao processo de criação artística. Importante destacar que toda a escrita abrange referencial teórico pertinente aos assuntos tratados. Finalizo a pesquisa apresentando os resultados alcançados com a ideia de que se torna importante ao professor de Arte fazer de seu contexto vivenciado um campo para as experimentações em arte como possibilidade para a sala de aula, promovendo assim, ampliação de repertórios estéticos e imagéticos para ambos, aluno e educador.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores de artes visuaispt_BR
dc.subjectArtistas como professorespt_BR
dc.titlePRENDE moria: uma experiência sobre o processo formador de professores de arte pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e as possibilidades do professor-artista em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego da Silva da Cunha.pdfTCC1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.